sexta-feira, 28 de maio de 2010

Jornalista desaparece após ser atingido por rocha de vulcão

Um jornalista de um canal local de televisão da Guatemala, Aníbal Archila, foi declarado como desaparecido nesta quinta-feira depois que uma rocha expelida pelo vulcão Pacaya o feriu quando ele cobria a erupção.

"Não temos comunicação com Aníbal há mais de três horas. Só sabemos que ele foi atingido por uma rocha enquanto cobria a erupção do vulcão", disse à imprensa local Víctor Bolaños, diretor do canal de notícias Noti7.

Archila, de 32 anos, foi surpreendido pela erupção junto ao câmera Byron Secaida e outros repórteres da imprensa local, perto do Pacaya. "Uma rocha caiu em suas costas. Eu saí correndo para buscar ajuda, mas não o encontramos", disse Secaida.

Os corpos de socorro iniciaram as buscas pelo jornalista, mas uma persistente chuva, a escuridão e as cinzas vulcânicas atrapalham os trabalhos de resgate.

Até o momento as autoridades não divulgaram informações oficiais sobre vítimas e danos provocados pela erupção, que aconteceu por volta das 19h locais (22h em Brasília). Após a forte erupção, o vulcão começou a lançar rochas, areia e cinzas que foram lançadas a um raio de mais de cem km.

Poucas horas depois da erupção, o governo declarou estado de calamidade pública na zona central do país para facilitar o trabalho das autoridades e corpos de socorro nos trabalhos de resgate e evacuação dos habitantes que estão em perigo.

Além disso, foi fechado o aeroporto internacional La Aurora, na capital, e as aulas foram suspensas nos centros educativos públicos e privados.

O Pacaya, situado a 50 km ao sul da capital, Cidade da Guatemala, no município de Palín, tem sua cratera a uma altura de 2.522 metros acima do nível do mar e já registrou um total de 14 erupções desde 1961.


Fonte:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4454139-EI8140,00-Jornalista+desaparece+apos+ser+atingido+por+rocha+de+vulcao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário